São necessárias inúmeras estratégias e práticas para atingir ter um negócio bem-sucedido
É comum empreendedores suporem que para ter um negócio bem-sucedido, basta uma boa ideia, disponibilidade financeira e persistência. Porém, a realidade é que são necessárias inúmeras estratégias e práticas para atingir esse objetivo.
Durante meu MBA na Peter Drucker School of Management, nos EUA, tive a honra de ser aluno de Peter Drucker, o renomado pai da administração moderna. Durante meus estudos, aprendi com ele 10 princípios essenciais sobre como gerir um negócio e levá-lo ao sucesso, compartilhados a seguir.
- TODOS NA SUA EMPRESA INOVAM?
A inovação não é apenas para o departamento de P&D – todos os colaboradores devem contribuir para a inovação em todas as áreas da empresa.
- A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Invista em seus colaboradores. As melhores organizações ajudam seus funcionários a crescer, criando uma vantagem competitiva mais valiosa.
- ALOQUE RECURSOS PARA O FUTURO
Seu negócio deve dedicar recursos a oportunidades de longo prazo, garantindo que suas estratégias evoluam conforme suas premissas de que negócios mudam.
- COMPREENDA AS NECESSIDADES DOS CLIENTES
Construa seu negócio de fora para dentro. Deixe a voz do cliente guiar seus produtos, serviços e experiências.
- RESPONSABILIDADE E PRESTAÇÃO DE CONTAS
Empodere os funcionários para assumirem responsabilidade pelo seu próprio trabalho. Aqueles mais próximos ao problema estão mais bem posicionados para resolvê-lo.
- MEÇA RESULTADOS, NÃO ATIVIDADES
Foque nos resultados, não apenas nas ações. Defina o sucesso pelos resultados em todas as funções, não somente pelos processos.
- DEMONSTRE RESPONSABILIDADE SOCIAL
Cada decisão impacta a sociedade. As empresas devem agir eticamente e contribuir de forma positiva para as comunidades que atingem.
- EQUILIBRE METAS DE CURTO E LONGO PRAZO
Uma gestão eficaz exige abordar tanto as necessidades imediatas quanto o crescimento futuro, mantendo a continuidade enquanto abraça a mudança.
- EM QUE NEGÓCIO VOCÊ ATUA?
Foque na sua missão, não apenas nos seus produtos; eles mudam, mas os benefícios que você oferece aos seus clientes devem permanecer claros e consistentes.
- VALORES E CRENÇAS COMUNS
Culturas fortes vivem de seus valores. Os colaboradores devem conhecer, comprometer-se e agir com base nos valores essenciais da organização diariamente.
Após refletir sobre esses 10 princípios, percebi como está intrínseco neles a importância de definir e estabelecer primeiramente a Missão, Visão e Valores do seu negócio, que sejam claros, objetivos e consolidados, e que estejam enraizados em todos os stakeholders, principalmente os colaboradores.
A Missão estabelece a razão de ser da organização, definindo seu propósito central, atividades principais e o impacto desejado na sociedade. A Visão cria uma imagem clara e inspiradora do futuro que a organização deseja alcançar, orientando metas de longo prazo e planejamento estratégico. Os Valores, por sua vez, identificam os princípios fundamentais que guiam o comportamento e as relações internas e externas da organização, formando a base da sua cultura e ética corporativa.
Sendo assim, definindo uma sólida Missão, Visão e Valores de seu negócio, e levando em consideração e aplicando os princípios fundamentais de Drucker para o bom funcionamento de uma empresa, você tem a fórmula ideal para atingir o sucesso de uma maneira sólida e sustentável.