Aeronave Osprey do Japão sofre danos parciais em decolagem abortada, e governador de Okinawa expressa preocupação

Aeronave Osprey

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
LinkedIn

Uma aeronave de transporte militar Osprey, da Força Terrestre de Autodefesa do Japão, sofreu danos durante uma tentativa de decolagem abortada na província de Okinawa. O incidente ocorreu na Base Yonaguni, situada na ilha de mesmo nome, a mais ocidental do Japão, e foi relatado pelo Ministério da Defesa.

Segundo o ministério, o incidente ocorreu por volta das 11h40 do domingo (27), quando o convertiplano Osprey perdeu estabilidade ao decolar, oscilando de um lado para o outro até que a ventilação do motor esquerdo tocou o solo, causando danos ao redor. A bordo estavam 16 pessoas, incluindo membros da Força Terrestre de Autodefesa, e, felizmente, ninguém se feriu.

O Osprey participava de um exercício de treinamento de campo conjunto com as Forças Armadas dos Estados Unidos, iniciado na última quarta-feira, que simulava operações de resgate e transporte de feridos.

Em resposta ao incidente, a Força Terrestre de Autodefesa suspendeu temporariamente os voos de suas 17 aeronaves Osprey e instaurou uma comissão de investigação para apurar as causas e avaliar os danos. Este é o primeiro registro de danos em uma aeronave Osprey desde que o Japão começou a operar o modelo em 2020.

O governador de Okinawa, Tamaki Denny, expressou séria preocupação sobre o uso do Osprey na região, chamando o incidente de “extremamente lamentável”. Em uma coletiva na segunda-feira, ele lembrou que as autoridades locais já haviam solicitado que o Osprey, de fabricação norte-americana, fosse excluído das operações em Okinawa, destacando a preocupação com a segurança dos habitantes.

Tamaki questionou a insistência do Ministério da Defesa em utilizar o Osprey na província, apesar da oposição local, e comentou que teme que as operações com a aeronave estejam constantemente “à beira de uma situação perigosa”, tornando esse risco parte da rotina em Okinawa. Além disso, o governador declarou que é fundamental que a explicação do ministério sobre o incidente seja baseada em fatos, considerando a crescente tensão local quanto ao uso desse tipo de aeronave.

 

Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando por aqui e no nosso Instagram

E não se esqueça de conferir o Guia Seikatsu e ver descontos exclusivos para os associados. É grátis e é uma excelente oportunidade para economizar enquanto aproveita as ofertas especiais.

Fonte: NHK

Área exclusiva do Seikatsu para usuário autorizado. Entre com suas informações de acesso

Ainda não é associado Seikatsu?