Japão apresenta alta em casos de pneumonia por mycoplasma

Pneumonia

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
LinkedIn

Segundo divulgado pelo NHK World Japan, essa é a terceira semana consecutiva que o país registra um número recorde nos casos de pneumonia por mycoplasma, doença respiratória causada por bactérias, que se espalha através de gotículas de água e de contato físico. 

Com uma incidência maior de infecção de crianças, os sintomas incluem febre, fadiga, dor de cabeça e tosse, que pode durar mais de uma semana, com alguns pacientes chegando a necessitar hospitalização devido a pneumonia grave ou fraqueza física.

Dados do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas mostram que o número médio de casos relatados por cerca de 500 instituições médicas em todo o país foi de 1,95 casos por instituição na semana que terminou em 13 de outubro.

Segundo os dados apresentados, o número é o mais alto desde o início do método atual de registros de 1999, de 25 anos atrás. 

A província de Fukui teve uma média de 5,67 pacientes por instituição, seguida por Aichi com 5 e Kyoto com 4,29.

O professor Oishi Tomohiro, da Faculdade de Medicina de Kawasaki, diz que o número de pacientes provavelmente permanecerá alto, pois a doença se espalha mais facilmente no inverno.

Ele ressalta ainda a importância das pessoas usarem máscaras em escolas e outros locais onde estão sujeitas a um contato regular com outras pessoas para ajudar a prevenir infecções.

 

Pneumonia por mycoplasma x pneumonia típica

Levando em conta essa alta preocupante no Japão, é de grande valia abordar a diferença entre a pneumonia por mycoplasma e a típica, que é a mais comum. 

 

Bom, a principal diferença é no agente causador da doença, sendo do mycoplasma uma bactéria chamada Mycoplasma pneumoniae, que não possui parede celular, a diferenciando de outros tipos de bactérias. 

Já a típica é causada por bactérias comuns, entretanto também pode ser causada por vírus ou fungos. 

 Sintomas

Os sintomas da pneumonia por mycoplasma tendem a ser mais leves, o que causou o nome de “pneumonia ambulante”, considerando que muitos dos pacientes podem continuar com suas atividades diárias apesar da doença.  

Os sintomas incluem: 

  • Tosse seca persistente
  • Febre baixa
  • Fadiga
  • Dor de garganta
  • Dor de cabeça
  • Mal-estar geral

Já os sintomas da pneumonia típica são geralmente mais graves e podem incluir:

  • Febre alta
  • Calafrios
  • Tosse produtiva (com muco ou pus)
  • Dor no peito ao respirar ou tossir
  • Falta de ar
  • Confusão, especialmente em idosos

Forma de apresentação

Enquanto a  pneumonia por mycoplasma conta com uma evolução mais lenta e gradual, a pneumonia típica tem um início mais súbito e agudo, o que cria um senso de urgência mais rápido. O quadro clínico pode se arrastar por semanas antes que o paciente procure atendimento médico.

Faixa etária afetada

Conforme mencionado acima, a pneumonia por mycoplasma costuma afetar principalmente crianças, além de jovens, por ter surtos mais comuns em escolas e ambientes fechados. Já o típico atinge principalmente idosos, bebês e pessoas com sistema imunológico comprometido. 

Tratamento

Ambos os casos são tratados com antibióticos, tendo o adendo de que, como a pneumonia por mycoplasma é causada por uma bactéria sem parede celular, o tratamento é feito com antibióticos específicos para essa condição. Já a típica é tratada com antibióticos comuns, a depender do agente causador. 

 

Conclusão

Em resumo, a pneumonia por mycoplasma, embora muitas vezes mais branda e de evolução gradual, requer atenção especial, especialmente em surtos como o atual no Japão, que está registrando números recordes de infecções. Diferente da pneumonia típica, que atinge com maior gravidade idosos e imunocomprometidos, a variante causada pelo Mycoplasma pneumoniae afeta principalmente crianças e jovens, sendo comum em locais de grande aglomeração. A prevenção por meio do uso de máscaras e a busca por tratamento adequado em caso de sintomas são medidas essenciais para conter a propagação dessa infecção.

 

Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando por aqui e no nosso Instagram

E não se esqueça de conferir o Guia Seikatsu e ver descontos exclusivos para os associados. É grátis e é uma excelente oportunidade para economizar enquanto aproveita as ofertas especiais.

Fonte: NHK

Área exclusiva do Seikatsu para usuário autorizado. Entre com suas informações de acesso

Ainda não é associado Seikatsu?