Japão e Reino Unido vão realizar nova reunião com seus ministros das Relações Exteriores, da Economia e do Comércio

Japão e Reino Unido

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
LinkedIn

O Japão e o Reino Unido concordaram em realizar uma nova reunião envolvendo a participação de seus ministros das Relações Exteriores, da Economia e do Comércio. O acordo foi fechado em uma reunião realizada entre o primeiro-ministro japonês, Ishiba Shigeru, e seu homólogo britânico, Keir Starmer, paralelamente à cúpula do G20, no Rio de Janeiro, ontem, segunda-feira (18).

Durante o encontro de aproximadamente 20 minutos, Starmer parabenizou Ishiba por sua nomeação como primeiro-ministro. Ishiba Shigeru, por sua vez, agradeceu e disse que o Japão espera fortalecer suas relações com o Reino Unido em todos os setores e níveis. Os premiês compartilharam a visão de que “a segurança do Euro-Atlântico e do Indo-Pacífico é inseparável”.

Eles concordaram em cooperar em prol de um Indo-Pacífico livre e aberto, incluindo o desenvolvimento trilateral de um caça a jato de próxima geração em conjunto com a Itália. As conversações incluirão a cooperação em segurança econômica. Ishiba Shigeru e Keir Starmer concordaram que a primeira reunião será realizada já em janeiro. Eles também discutiram as situações no Leste Asiático e na Ucrânia e reafirmaram que manterão uma estreita coordenação.

Sobre a reunião entre Japão e Reino Unido

Esse encontro já havia sido marcado e divulgado anteriormente pelo NHK World Japan, que abordou a possibilidade de uma discussão sobre o lançamento de uma versão econômica das chamadas negociações “dois mais dois” para buscar segurança econômica e promover o comércio livre e justo. Embora isso não tenha sido confirmado diretamente, é possível que o tema venha a ser debatido na próxima reunião já marcada

Conclusão

O Japão e o Reino Unido avançaram em sua parceria estratégica, com ênfase em segurança e cooperação econômica. Durante o encontro, acordaram o desenvolvimento conjunto de um caça a jato e a promoção de um Indo-Pacífico livre e aberto. A primeira reunião entre os ministros das Relações Exteriores, Economia e Comércio será em janeiro. Embora a inclusão de negociações econômicas ainda não tenha sido confirmada, o tema pode ser abordado no próximo encontro.

Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando por aqui e no nosso Instagram

E não se esqueça de conferir o Guia Seikatsu e ver descontos exclusivos para os associados. É grátis e é uma excelente oportunidade para economizar enquanto aproveita as ofertas especiais.

Fonte: NHK World Japan

Área exclusiva do Seikatsu para usuário autorizado. Entre com suas informações de acesso

Ainda não é associado Seikatsu?