Japão emite alerta de gripe aviária 

Griipe aviária

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
LinkedIn

O Ministério do Meio Ambiente do Japão elevou o alerta contra a gripe aviária para o nível máximo, após a identificação de uma cepa altamente patogênica do vírus em duas cidades da província de Hokkaido, no norte do Japão.

De acordo com o ministério, o vírus foi encontrado em um falcão selvagem já falecido, localizado na cidade de Otobe em 30 de setembro, além de excrementos de patos selvagens na cidade de Betsukai, detectados em 8 de outubro.

Em resposta, o órgão emitiu o alerta no mais alto dos três níveis disponíveis, na terça-feira (15). As autoridades estão instando os governos locais em todo o país a reforçarem a vigilância sobre as aves selvagens e a intensificarem os esforços para verificar se essas aves podem ser portadoras do vírus.

Embora o ministério acredite que, em geral, o vírus da gripe aviária não infecta humanos a menos que haja contato próximo com aves contaminadas, os funcionários recomendam à população que lave bem as mãos e faça um gargarejo caso tenha contato com excrementos de pássaros. Além disso, pedem que as pessoas evitem tocar em aves selvagens mortas e informem as autoridades locais se avistarem alguma.

 

O que é a gripe Aviária? 

Levando em conta o alerta dado pelo Japão, se faz necessário explicar o que de fato é a gripe aviária. De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, a influenza aviária, ou gripe aviária, como é popularmente chamada,  é uma doença infecciosa que atinge aves e mamíferos, o que inclui os humanos, mesmo que, conforme mencionado acima, seja raro e apenas em casos de contato próximo com animais já infectados. 

O controle de animais é a forma mais adequada de evitar uma possível epidemia.

 

Gripe Aviária no Japão

Ainda que no Brasil os casos sejam raros, com menos de mil casos por ano, no Japão tem se mostrado uma preocupação desde o ano passado, que causou o abatimento de 40 mil aves infectadas, segundo relatórios do Ministério da Agricultura do país.

 

Conclusão

Esse tipo de gripe, ainda que com baixa incidência para humanos, se torna um alerta não só para brasileiros que moram no Japão, mas também para todos os locais próximos, que podem ser afetados não só pela infecção, mas pelas consequências desta. 

 

Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando por aqui e no nosso Instagram

E não se esqueça de conferir o Guia Seikatsu e ver descontos exclusivos para os associados. É grátis e é uma excelente oportunidade para economizar enquanto aproveita as ofertas especiais.

 

Fontes: NHK, Prensa Larina e Ministério da Saúde do Brasil

Área exclusiva do Seikatsu para usuário autorizado. Entre com suas informações de acesso

Ainda não é associado Seikatsu?