Polícia de Tóquio prende dois estrangeiros por compra de passagens ilegais para trens-bala

Trem-bala

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
LinkedIn

De acordo com dados divulgados pelo NHK World Japan, a polícia da cidade de Tóquio prendeu dois estrangeiros, identificados como Liu Hu e Vu Thi Chinh, pela compra das passagens através de  uso indevido de dados de cartão de crédito de outras pessoas. De acordo com as informações, a compra foi de um total de   aproximadamente 700 mil ienes — o equivalente a 4.500 dólares.

Segundo a polícia, eles compraram as passagens no site de reservas da companhia ferroviária JR Central com o uso de dados de cartão de crédito obtidos ilegalmente.

De acordo com a notícia, em julho e agosto deste ano, Liu teria comprado bilhetes em valor aproximado de $1.500 e Chinh, em valor equivalente a $3.000. A suspeita é de que tenham recebido dinheiro pela venda das passagens em lojas de bilhetes com desconto.

A polícia de Tóquio acredita que as aquisições ilegais de passagens tenham sido feitas com o uso de informações de contas de usuário e de cartões de crédito roubadas por intermédio de sites de reservas falsos ou outros métodos.

A JR Central,  companhia ferroviária, afirmou que, desde janeiro, foram adquiridas ilegalmente em seu site passagens em valor total de 870 milhões de ienes — cerca de 5,6 milhões de dólares.

Golpes envolvendo viagens no Japão

Este não é o único tipo de golpe envolvendo viagens que ocorrem no Japão. No último ano, foi divulgado o caso de uma jovem que estaria reutilizando passagens de trens de outras pessoas.

De acordo com a divulgação do site Things Out, a suspeita teria pegado dois bilhetes tirados da caixa de coleta na estação do aeroporto de Miyazaki e guardou consigo para usar em outra estação, se aproveitando na falta de estampas da passagem, o que deixa os bilhetes com o mesmo aspecto de um novo.

Se valendo deste fato, a passageira teria ido a outra estação solicitar seu reembolso, de ¥3.180.

Descoberta

O caso foi descoberto devido a própria jovem admitir o que havia feito através do X (antigo Twitter), além de, supostamente, afirmar que faria uma nova tentativa de pedir reembolso. 

 

Conclusão

A prisão de Liu Hu e Vu Thi Chinh pela compra ilegal de passagens de trem-bala destaca a crescente preocupação com fraudes envolvendo cartões de crédito e sistemas de reservas no Japão. As autoridades estão intensificando as investigações para combater crimes digitais que utilizam informações roubadas de forma indevida, como no caso da JR Central, que registrou perdas significativas. Além disso, outros golpes envolvendo viagens também demonstram a necessidade de medidas mais rigorosas para garantir a segurança nas transações e evitar fraudes em sistemas ferroviários e de transporte no país.

Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando por aqui e no nosso Instagram

E não se esqueça de conferir o Guia Seikatsu e ver descontos exclusivos para os associados. É grátis e é uma excelente oportunidade para economizar enquanto aproveita as ofertas especiais.

Fonte: NHK e Things Out

Área exclusiva do Seikatsu para usuário autorizado. Entre com suas informações de acesso

Ainda não é associado Seikatsu?