Quais são os Pilares da Inteligência Emocional?

Inteligência emocional

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Daniel Goleman através do seu livro “Inteligência Emocional”, de 1995, definiu os 5 pilares que são:

– Autoconsciência

Ter autoconhecimento, ou seja, capacidade de entender e analisar suas próprias emoções e prever suas reações durante acontecimentos e adversidades. O que te afeta ou não é importante para conseguir lidar bem com seus sentimentos.

Por exemplo, quando você se sente frustrado, perceba se essa é uma resposta verdadeira ou se está escondendo outros sentimentos.

Reconhecer verdadeiramente o que você está sentindo, procurando descrever corretamente suas emoções é o primeiro passo fundamental para desenvolver a Inteligência Emocional.

– Autorregulação

Depois de conseguir saber suas próprias emoções, agora é hora de conseguir controlar seus sentimentos em momentos de pressão e procurar equilibrá-los.

Alguns sentimentos como: raiva, frustração, tristeza, preocupação, insegurança e medo, sendo que tudo que nos tira da “zona de conforto”, cria um mal estar em nós.

Quando lembramos daquele ditado “o meu limite termina quando começa o do outro”. Precisamos saber recuar, calar ou mudar de direção certas ações.

– Automotivação

É muito mais fácil “sentir bem” quando todas as coisas estão tranquilas. Mas sentir-se motivado diante de desafios do dia a dia não é tarefa simples.

Por isso ao se autoconhecer, você entende que para se manter motivado e disciplinado, precisa tomar as rédeas de sua história. Ou seja, o que te impulsiona e te motiva a levantar cedo todos os dias?

Uma pessoa automotivada, acredita em seu próprio potencial e consegue com seu otimismo inspirar todos ao seu redor.

– Empatia

Trata-se da habilidade de se colocar no lugar do outro. Habilidade hoje ainda bem difícil das pessoas exercerem.

A empatia é importantíssima para nos tornarmos profissionais e pessoas melhores. Afinal não estamos sozinhos no mundo, precisamos das pessoas.

Os indivíduos empáticos vão pensar duas vezes ou mais, antes de resolver uma ação complexa, buscando sempre compreender os porquês que levam o outro a agir daquela forma.

– Habilidades Sociais

Conseguir se relacionar bem, ou seja, como construir relações saudáveis e duradouras. Desenvolver o dom da sociabilidade é importante para conviver em paz e harmonia em um ambiente coletivo. É como se a pessoa não se deixasse atingir por emoções e situações negativas.

No ambiente corporativo essa habilidade é considerada um dos Soft Skills mais importantes para que o trabalho em equipe tenha sucesso. E aí consequentemente criará também um ótimo relacionamento interpessoal.

 

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