A porcentagem de visitantes na trilha do lado norte do Monte Fuji que realizaram doações voluntárias caiu consideravelmente após a implementação de uma taxa obrigatória.
Tradicionalmente, visitantes que escalam o Monte Fuji – a montanha mais alta do Japão – são incentivados a fazer doações destinadas à preservação ambiental, manutenção de banheiros públicos e instalação de postos de primeiros socorros. O valor sugerido é de 1.000 ienes por pessoa, aproximadamente 6 dólares.
Na temporada de escalada deste ano, a porcentagem de visitantes que contribuíram com doações voluntárias no lado norte da província de Yamanashi foi de 53,1%. Esse índice representa uma queda de 22,5 pontos percentuais em comparação ao ano anterior e é o segundo menor valor desde o início do sistema de doações em 2014.
Em 2024, a província introduziu uma taxa de 2.000 ienes (cerca de R$ 75,63 pela cotação de 31/10/2024) para os visitantes do Monte Fuji. Esse valor visa melhorar a segurança nas trilhas, incluindo a implementação de um limite no número de visitantes permitidos na montanha.
As autoridades de Yamanashi sugerem que muitos visitantes podem ter deixado de fazer doações após serem obrigados a pagar a nova taxa. Eles planejam estudar uma forma de integrar a taxa obrigatória com o sistema de doações voluntárias para assegurar o financiamento das iniciativas de conservação e segurança da trilha norte do Monte Fuji.
Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando por aqui e no nosso Instagram.
E não se esqueça de conferir o Guia Seikatsu e ver descontos exclusivos para os associados. É grátis e é uma excelente oportunidade para economizar enquanto aproveita as ofertas especiais.
Fonte: NHK